Formação aborda Autismo e Deficiência Intelectual e destaca práticas inclusivas nas escolas com grande participação dos profissionais

Evento on-line com a Doutora Talita Pazeto reuniu educadores e reforçou o compromisso da SMEEL com a educação inclusiva e a formação continuada.

Publicado em 09/04/2025

Atualizado em 09/04/2025


Autor: ASCOM/SMEEL


Data: 09 de Abril de 2025

Autor: ASCOM/SMEEL


A noite da última terça-feira (8/4) foi marcada por um momento de grande relevância para a comunidade educacional de Barra do Garças: a live “Autismo e Deficiência Intelectual no Contexto Escolar”, conduzida pela renomada Doutora Talita Pazeto, reuniu centenas de profissionais da educação em uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL).

Transmitido ao vivo, o encontro virtual fez parte do ciclo de formações continuadas da SMEEL e abordou, com profundidade e sensibilidade, temas fundamentais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Drª Talita, que é pedagoga, psicopedagoga clínica, professora universitária, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento, compartilhou conhecimentos técnicos e experiências pessoais que tocaram o público e enriqueceram o debate.

Durante a palestra, foram destacados pontos essenciais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI), suas manifestações no ambiente escolar e os caminhos para promover a inclusão efetiva. A especialista enfatizou que “adaptação é a chave da inclusão”, reforçando a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI), das adaptações curriculares, da atuação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, principalmente, da mudança de atitude por parte de todos os envolvidos no processo educacional.

“A maior barreira ainda é a atitudinal”, destacou Drª Talita, que também é mãe de duas crianças, incluindo um filho com autismo. Ela incentivou os educadores a buscarem informação, empatia e acolhimento às famílias, propondo uma abordagem humanizada, ética e consciente do papel da escola na transformação social.

A coordenadora da Formação Continuada, Pricila Moraes, celebrou o sucesso da live e ressaltou que a formação continuada dos profissionais é uma prioridade da gestão:

“Nossa missão é garantir uma educação inclusiva de verdade, com qualidade e respeito à diversidade. Momentos como este são essenciais para refletirmos, aprendermos e avançarmos juntos”.

A equipe pedagógica da SMEEL agradece a participação de todos os educadores e convida para os próximos encontros da formação 2025, reafirmando seu compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e acolhedora.

AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR | DRª TALITA PAZETO | FORMAÇÃO SMEEL