Estudantes da Rede Municipal são destaque na Mostra Estudantil de Arte 2026 sobre enfrentamento à violência contra a mulher
Produções de alunos das escolas municipais conquistaram premiações e reforçaram o compromisso da educação com a promoção do respeito, da igualdade e da cidadaniaPublicado em 25/06/2026
Atualizado em 25/06/2026
Autor: ASCOM/SMEEL
Data: 25 de Junho de 2026
Autor: ASCOM/SMEEL
A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia realizou, na última terça-feira (23), a cerimônia virtual de premiação da 'Mostra Estudantil de Arte 2026'. Com o tema "Cores que Gritam: Dignidade, Respeito e Voz", a iniciativa mobilizou estudantes na promoção dos direitos das mulheres e na prevenção da violência de gênero por meio da expressão artística.
A edição deste ano reuniu 32 escolas públicas e privadas de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, contabilizando 217 obras inscritas e uma expressiva participação da comunidade, com 9.205 votos populares registrados na plataforma digital do projeto.
Voltada aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, a mostra incentivou reflexões sobre os direitos das mulheres, o enfrentamento à violência de gênero, a igualdade, o respeito e o fortalecimento feminino. As obras apresentadas evidenciaram valores como sororidade, empatia, resiliência e valorização das trajetórias das mulheres.
Entre os grandes destaques da edição estiveram as escolas da Rede Municipal de Ensino de Barra do Garças, que conquistaram importantes resultados nas categorias do 6º, 7º e 9º anos, demonstrando o compromisso da educação municipal com a formação cidadã e a promoção da cultura de paz.
Destaque no 6º ano
Na categoria do 6º ano, o CMEB Helena Esteves conquistou o 1º lugar com a turma do 6º Ano A, alcançando 8,63 pontos na classificação geral, resultado obtido pela soma de 4,63 pontos do júri técnico e 4 pontos na votação popular.
A Rede Municipal também foi representada por outras escolas entre os melhores colocados:
3º lugar – CMEB Jardim Araguaia (6º Ano B);
5º lugar – CMEB Helena Esteves (6º Ano C);
10º lugar – CMEB Helena Esteves (6º Ano D);
18º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (6º Ano B);
20º lugar – CMEB Waldiza Rego Flores Lopes;
24º lugar – CMEB Jardim Araguaia (6º Ano A);
27º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (6º Ano A);
29º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (6º Ano C).
Rede Municipal conquista novamente o 1º lugar no 7º ano
No 7º ano, a Rede Municipal voltou a subir ao lugar mais alto do pódio com o CMEB Helena Esteves, vencedor da categoria com a turma do 7º Ano A, que alcançou 9,19 pontos na nota final.
Também obtiveram excelentes resultados:
6º lugar – CMEB Helena Esteves (7º Ano C);
12º lugar – CMEB Helena Esteves (7º Ano B);
17º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (7º Ano C);
19º lugar – CMEB Helena Esteves (7º Ano D);
22º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (7º Ano B);
29º lugar – CMEB Jardim Araguaia (7º Ano B);
30º lugar – CMEB Waldiza Rego Flores Lopes;
33º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (7º Ano A);
34º lugar – CMEB Jardim Araguaia (7º Ano A).
Mais um primeiro lugar no 9º ano
Na categoria do 9º ano, o protagonismo da Rede Municipal se repetiu com o CMEB Helena Esteves, vencedor do 1º lugar com a turma do 9º Ano A, que obteve 8,72 pontos na classificação geral.
Também figuraram entre os classificados:
17º lugar – CMEB Helena Esteves (9º Ano C);
23º lugar – CMEB Jardim Araguaia;
24º lugar – CMEB Waldiza Rego Flores Lopes;
29º lugar – CMEB Helena Esteves (9º Ano B);
30º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (9º Ano C);
33º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (9º Ano B);
34º lugar – CMEB Dona Delice Farias dos Santos (9º Ano A).
Reconhecimento pelo engajamento
Além das premiações individuais, escolas que alcançaram 100% de participação das turmas receberam reconhecimento especial da organização. Entre elas está o CMEB Jardim Araguaia, ao lado do Colégio Cathedral, Escola Interativa Coopema, Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra, Escola Estadual Francisco Dourado, Escola Estadual Heronides Araújo e CMEB Waldiza Rego Flores Lopes.
Durante a cerimônia, a promotora de Justiça Dra. Luciana Rocha , integrante do júri técnico e apoiadora da iniciativa, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e o alcance social da mostra.
"Hoje celebramos não apenas os vencedores, mas todos que participaram deste processo, que atingiu seu principal objetivo: engajar a comunidade escolar na reflexão sobre esse tema tão importante."
As obras vencedoras da Mostra foram"Mulheres que Renascem" (Categoria Especial/Apae), "Stop Violence" (6º ano), "Memórias de uma Lei" (7º ano), "Força Ancestral, Denuncie 180" (8º ano), "Florescer" (9º ano), "Verdadeira Essência" (1º ano do Ensino Médio), "Peso do Amor"(2º ano do Ensino Médio) e "Incontáveis Dias de Luta" (3º ano do Ensino Médio).
A obra "Peso do Amor", produzida pela turma do 2º Ano A do Instituto Madre Marta Cerutti, recebeu a maior nota técnica de toda a mostra e será transformada em um mural artístico na fachada da escola, com pintura do artista plástico Dupé Ferreira, prevista para o mês de agosto.
A programação também contou com o sorteio de brindes entre os estudantes participantes, incluindo um notebook e um smartphone. A comissão organizadora anunciou ainda a realização de uma exposição presencial das obras, em data a ser divulgada, ampliando o alcance das mensagens produzidas pelos estudantes em defesa da dignidade, do respeito e dos direitos das mulheres.
A expressiva participação e os excelentes resultados alcançados pelas escolas municipais reafirmam o compromisso da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Barra do Garças com uma educação que vai além da sala de aula, formando cidadãos conscientes, incentivando o protagonismo estudantil e utilizando a arte como instrumento de transformação social e construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre da violência contra a mulher.