Educação indígena ganha força com produção de material didático bilíngue em Barra do Garças
Professores Xavantes participam de aula-campo e avaliam material de alfabetização elaborado em parceria com a UEG e a Secretaria de Educação, Esporte e LazerPublicado em 03/10/2025
Atualizado em 03/10/2025
Autor: ASCOM/SMEEL
Data: 03 de Outubro de 2025
Autor: ASCOM/SMEEL
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Barra do Garças, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), promoveu um encontro histórico na aldeia Xavante para fortalecer a educação escolar indígena no município. Durante a atividade, foi apresentado o projeto de produção de materiais didáticos bilíngues, construídos com base nos saberes tradicionais e na língua materna Xavante.
A iniciativa foi realizada dentro de uma aula-campo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG), com participação de professores indígenas da rede municipal, acadêmicos e pesquisadores da disciplina Educação e Diversidades. O encontro possibilitou uma rica troca de experiências entre a comunidade acadêmica e os docentes indígenas.
“Olha, eu sempre lutei para acontecer isso. Eu agradeço muito pelo secretário Eliciomar, que está sendo a ponte com essa formação para que sejam produzidos materiais didáticos próprios dos professores indígenas”, destacou o professor indígena, Gaspar.
O destaque foi a continuidade na construção do material de alfabetização bilíngue (Xavante - Português Brasileiro), que está sendo elaborado dentro de um projeto de extensão da UEG (PPG-IELT) que tem a colaboração da Secretaria de Educação de Barra do Garças. A construção do material se dá a partir da visão e das necessidades da comunidade indígena por meio da participação de professores e professoras indígenas como autores e autoras.
Segundo os participantes, a vivência na aldeia foi transformadora. “É uma oportunidade única de conhecer os saberes tradicionais e ter essa troca entre universidade e comunidade indígena. Saio daqui transformada e com a certeza de que esse conhecimento deve reverberar na sociedade”, afirmou a mestranda da UEG, Andressa Sussai.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Educação em valorizar a diversidade cultural e promover uma educação inclusiva, que respeite e fortaleça as raízes da comunidade Xavante em Barra do Garças.
Confira a galeria de fotos clicando aqui