CMDCA apresenta o Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente em Barra do Garças
Apresentado na Câmara Municipal, o Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente de Barra do Garças reúne dados e análises construídos em parceria entre CMDCA, Prefeitura, Ministério Público, Câmara e Secretaria de Educação para fortalecer as polítiPublicado em 20/10/2025
Atualizado em 20/10/2025
Autor: ASCOM/SMEEL
Data: 20 de Outubro de 2025
Autor: ASCOM/SMEEL
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barra do Garças, realizou, na última segunda-feira (13/10), a apresentação pública do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente do município. O evento ocorreu durante a sessão ordinária da Câmara Municipal e reuniu autoridades, conselheiros, representantes de secretarias, instituições e organizações que integram a rede de proteção à infância e à adolescência.
O documento é resultado de um amplo trabalho conjunto entre o CMDCA, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, o Ministério Público e todas as secretarias municipais, com o apoio técnico da empresa SER+. A construção do diagnóstico envolveu questionários, entrevistas e análises detalhadas, que permitiram mapear a realidade social, educacional e familiar das crianças e adolescentes de Barra do Garças.
Durante sua fala, a presidente do CMDCA, Cristina Alves Moreira, destacou a importância do momento. “Apresentar este diagnóstico é reafirmar o compromisso de toda a rede com o cuidado, a proteção e o futuro das nossas crianças e adolescentes. Este é um trabalho que nos permite enxergar onde estamos e o que ainda precisamos fortalecer.”
A exposição foi conduzida pela equipe organizadora composta por Clarice da Silva Souza Oliveira (Núcleo dos Conselhos), Cristina Alves Moreira (CMDCA), Lígia Galego (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer) e Thatyane Domingues Moreira (Ministério Público do Estado de Mato Grosso).
Para a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o evento representa um marco de integração e corresponsabilidade entre as instituições públicas na formulação de políticas voltadas à infância e adolescência. “Foi com muito esforço e união que conseguimos reunir forças com o CMDCA, a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Ministério Público e todas as secretarias, junto à empresa SER+, para organizar questionários, entrevistas e estudos que resultaram neste diagnóstico que hoje entregamos à sociedade. Ele nos permitirá fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, identificando nossos pontos fortes e também as fragilidades que precisam ser superadas”, destacou a equipe técnica da Secretaria.
O CMDCA reforça que o diagnóstico servirá como instrumento estratégico para planejar ações conjuntas, acompanhar resultados e orientar o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Barra do Garças.
Confira as fotos clicando aqui