Barra do Garças realiza 1ª Reunião Técnica do Novo PAR com foco no planejamento e fortalecimento da gestão educacional
O encontro, promovido pela Diretoria Regional de Educação de Barra do Garças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, marcou o início da etapa de planejamento do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR) 2025–2028, reunindo equipes técnicas municipPublicado em 20/10/2025
Atualizado em 21/10/2025
Autor: ASCOM/SMEEL
Data: 20 de Outubro de 2025
Autor: ASCOM/SMEEL
A Sala de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças sediou, na última quarta-feira (16/10), a 1ª Reunião Técnica do Novo PAR – Etapa Planejamento, promovida pela equipe regional da Diretoria Regional de Educação (DRE) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT). O evento reuniu representantes das equipes técnicas municipais da região, em um dia de estudos e alinhamento sobre o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR), que será desenvolvido entre os anos de 2025 e 2028.
Durante a reunião, os participantes aprofundaram o entendimento sobre o funcionamento da nova plataforma do PAR e o papel estratégico desse instrumento na construção de políticas públicas educacionais. O Novo PAR chega com o objetivo de fortalecer a gestão educacional, por meio de diagnósticos precisos e planos de ação integrados às metas dos planos municipais e estadual de educação.
De acordo com a articuladora regional Dorinha, o Novo PAR representa um avanço significativo na forma de planejar e gerir a educação municipal. “O Novo PAR que se inicia em 2025 e vai até 2028 retoma o papel de instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes, com foco na melhoria da qualidade da educação para todos e todas. Ele chega com várias novidades em relação aos ciclos anteriores e vem para apoiar os municípios na melhoria da qualidade da educação, oferecendo uma plataforma única que permite visualizar indicadores, planejar metas e definir ações estratégicas com apoio técnico e financeiro do MEC”, destacou.
O diagnóstico do Novo PAR está dividido em quatro painéis principais: contexto, resultados, insumos e financiamento, que oferecem uma visão ampla da realidade das redes de ensino, auxiliando as gestões municipais a tomarem decisões baseadas em dados.
A articuladora reforçou ainda que o Ministério da Educação (MEC) volta a atuar de forma mais próxima dos municípios. “O MEC retoma, no Novo PAR, sua função originária de apoio técnico, suporte e indução de políticas públicas, caminhando lado a lado com estados e municípios para garantir acesso, permanência e qualidade na educação, com foco na equidade e inclusão”, completou Dorinha.
O encontro contou com a presença das articuladoras regionais Aline de Medeiros e Maria Auxiliadora Garção, que conduziram as discussões sobre o preenchimento da plataforma, a definição de metas e os prazos de execução das ações previstas.
O cronograma do Novo PAR segue até o fim de outubro, com atividades de revisão de indicadores, priorização de objetivos e consolidação dos planos executivos municipais, fortalecendo o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade em toda a região de Barra do Garças.