Mais MT Muxirum 2024 inicia atividades em Barra do Garças

A aula inaugural contou com a presença do prefeito Dr. Adilson e do vice, Professor Sivirino. 

Publicado em 05/06/2024

Atualizado em 18/06/2024


Autor: ASCOM/EDUCAÇÃO


Data: 05 de Junho de 2024

Autor: ASCOM/EDUCAÇÃO


Na noite de terça-feira (4/6), aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, a aula inaugural do Mais MT Muxirum 2024 em Barra do Garças, programa que tem o objetivo de diminuir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso.  

Em uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Barra do Garças, o programa que está em sua quarta edição no município, neste ano, dará a oportunidade de 300 estudantes distribuídos em 25 turmas com 25 alfabetizadores a serem inseridos no processo de alfabetização. 

O prefeito disse que o programa traz justiça social para os alunos. “Para a nossa administração é motivo de alegria esse programa, onde mais de mil alunos já passaram por esse programa tão importante para a nossa cidade e para Mato Grosso. Além disso, vejo como uma justiça social que traz para as pessoas que as diversidades impostas pela vida dificultaram que essas pessoas pudessem ser alfabetizadas”. 

“Durante esses três anos e meio nossa gestão priorizou o resgate de vidas. A Educação é o pilar mais importante de uma sociedade justa e com oportunidades. Quero agradecer o nosso prefeito Dr. Adilson que desde o começo nos apoiou nessa jornada dando-nos liberdade para trabalhar e fazer uma educação melhor para todos.”, comenta o vice-prefeito, Professor Sivirino.

O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais.

A Seduc garante a formação de coordenadores e de formadores de turmas, o custeio de bolsas aos alfabetizadores, material pedagógico, lanches para os alfabetizandos, a cessão de salas de aulas em prédios do Estado e demais necessidades.

“Nossa meta para 2024 era de 24 turmas e 282 alunos, só que a procura foi tanta que conseguimos aumentar mais uma turma fechando em 300 alunos. Isso só foi possível por conta das parcerias com o governo do estado e o apoio do Dr. Adilson e Professor Sivirino. Quero lembrar que esse ano tivemos um diferencial onde cada alfabetizador teve que escolher um nome para a sua turma, portanto estamos com a turma “Descobrindo Talentos”, com a alfabetizadora Lindacy Paes e a turma “Os Valentes”, com a alfabetizadora, Deuzélia dos Santos”, além da turma “Ensinar é um ato de Amor”, comenta a coordenadora do programa no município, Dorinha. 

Eronilda Ribeiro, aluna e moradora do Jardim Nova Barra, disse que o Muxirum está sendo muito importante para a sua vida. “Com o Muxirum eu aprendi muita coisa desde que comecei a estudar. Antes eu não sabia quase nada, tinha que decifrar as letras, aprendi muita coisa como ler e escrever, esse programa é muito importante,  porque mostra que tem muita gente que quer aprender e essa é a oportunidade”.