Educação Municipal participa da apresentação do Círculo de Construção de Paz em Barra do Garças

O evento reuniu autoridades do município  

Publicado em 29/09/2023

Atualizado em 29/09/2023


Autor: ASCOM/EDUCAÇÃO


Data: 29 de Setembro de 2023

Autor: ASCOM/EDUCAÇÃO


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizou na tarde de quarta-feira (27/9), no tribunal do júri de Barra Garças, a apresentação do Círculo de Construção da paz, uma proposta educativa para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e a promoção da Cultura da Paz.

A apresentação contou com a participação do prefeito Dr. Adilson, do vice e secretário de Educação, Professor Sivirino, do presidente da câmara, Zé Gota, e do juiz Carlos Ferrari, votada para gestores, coordenadores e equipe do CAEE da Secretaria de Educação.

A atividade foi ministrada pela assessora especial da presidência do TJMT, Katiane Boschetti, que falou sobre o tema. “O círculo pode ser visto como uma roda de conversa organizada por um facilitador. Ela é estruturada e aplicada pelo diálogo de paz dentro do espaço promissor, neste caso a escola, por isso que o nosso público alvo são os profissionais da educação”, explica.

O juiz Carlos Ferrari, lembrou que essa ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça que neste ano tem o tema “Ano da Justiça Restaurativa nas escolas”. “A comunidade está acostumada com a justiça no fórum e a ideia é mudar esse pensamento, levando para a sociedade a justiça social para construirmos um país mais justo por meio da justiça restaurativa. Mato Grosso foi escolhido como um dos palcos para esse trabalho e Barra do Garças como cidade polo não poderia ficar de fora”, comenta.

“Essas ações são importantes para trazer reflexões e intenções com relação ao desenvolvimento da sociedade e principalmente dos servidores nesse processo. Precisamos trabalhar na prevenção e essa ferramenta é essencial”, sublinha o prefeito, Dr. Adilson, durante sua fala no evento.

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são solucionados.

“Ferramentas como essas são importantes para prevenção dos conflitos. O nosso prefeito Dr. Adilson, sancionou Lei Municipal que dispõe sobre a justiça restaurativa em Barra do Garças, criada pelo Executivo de suma importância nesse processo. Quero agradecer nossos diretores, gestores, equipe CAEE e toda nossa equipe que fazem isso possível todos os dias para que a cidade melhore seus índices de desenvolvimento humano”, finaliza do secretário, Professor Sivirino.

Educação Municipal participa da apresentação do Círculo de Construção de Paz em Barra do Garças