Assessora Pedagógica da Educação infantil apresenta material didático para crianças indígenas

Material foi apresentado ao prefeito e ao vice-prefeito de Barra do Garças no gabinete da prefeitura.

Publicado em 09/05/2024

Atualizado em 18/06/2024


Autor: ASCOM/EDUCAÇÃO


Data: 09 de Maio de 2024

Autor: ASCOM/EDUCAÇÃO


Na manhã de quarta-feira (8/5), a assessora pedagógica da educação infantil, Cristina Moreira, apresentou no gabinete da Prefeitura de Barra do Garças, o material experimental para crianças de 4 a 5 anos das escolas indígenas Xavantes. 

Em uso desde 2023, o material mostrou impactos positivos, com professores aplicando e adaptando os recursos conforme as necessidades das turmas. 

Foi utilizado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para desenvolver o que está previsto, respeitando sempre a cultura, os costumes, o modo de vida, a individualidade e o ritmo de cada criança. 

O projeto inovador está sendo desenvolvido em colaboração com os acadêmicos da etnia Xavante do curso de Pedagogia do Centro Universitário Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), contemplando as necessidades específicas das crianças indígenas, respeitando e preservando sua língua materna e sua identidade cultural.  

“Ao término do ano letivo, uma avaliação coletiva destacou que o material não só engajou os alunos, mas também valorizou a língua e cultura xavante, enquanto estimulava o interesse pelo português. Este processo resultou no desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas, elevando a autoestima e identidade cultural dos alunos”, destaca a assessora, Cristina. 

O prefeito Dr. Adilson, lembrou que o respeito à cultura indígena foi fundamental na execução do material. “Investindo na qualidade da educação mas sempre respeitando a cultura dos nossos povos originários da etnia Xavante. Fico feliz com a aproximação do material com a cultura indígena, quero parabenizar a todos os envolvidos no desenvolvimento desse projeto”. 

“A professora Cristina trouxe o anseio de construir esse material estruturado para nossa realidade e nós demos esse aval para que esse material fosse feito. Quero agradecer e fazer o pedido para que a equipe pedagógica da educação infantil leve as formações para as comunidade indigena”, ressalta o secretário e vice-prefeito, Professor Sivirino. 

Ainda segundo a assessora, o material passou por uma análise detalhada dos resultados levando à revisão e atualização do material para uso em 2024, refletindo o compromisso com a melhoria contínua da qualidade educacional e a atenção às especificidades das comunidades xavantes.

Assessora Pedagógica da Educação infantil apresenta material didático para crianças indígenas